Espada Dourada

Meu bebê, venho trabalhando nele há anos. Espada dourada é um jogo de RPG narrativo para um jogador sobre jornadas épicas, auto-reflexão e voltar pra casa diferente de como saiu. Estarei atualizando essa página com seu desenvolvimento.

Para jogar você precisa de: papel, lápis e dois dados visualmente distintos.

Você é uma cavaleira saindo de sua terra natal em busca da Espada Dourada, um artefato que, o rei promete, mudará o destino da guerra e salvará seu país.

Você é uma fazendeira que foi transportada para a instável e ameaçadora realidade das fadas, e precisa navegar a corte por um portal de volta pra casa.

Você é uma arqueóloga viajando pelas ruínas de um império amaldiçoado, para desvendar o quebra-cabeça que concertará tudo.

etc...

Versões

Ele mudou e cresceu bastante, tendo várias regras criadas e descartadas. Por isso, tem algumas versões diferentes dele, nenhuma delas publicada aqui (porque não estão finalizadas). Cada versão tem uma combinação diferente dos componentes envolvidos. Por exemplo:

  • Versão Diário: rápido de aprender e começar, bem voltado à escrita e interpretação dos dados, Aspectos e Tabelas
  • Versão Quebra-cabeça: mais envolvida, com Mapas e Tabelas, regras mais complexas
  • Versão Corrupção da Espada: foco grande nos Aspectos, voltado à escrita mas com foco em tragédia, impossível de voltar pra casa

Aspectos

Aspectos são características da personagem decididas no começo do jogo e trocadas com o passar do tempo.

Tabelas

Simplesmente tabelas com números e coordenadas. Em certos números e espaços é possível achar itens e efeitos. Na versão diário há a opção de, mesmo sem o mapa, usar o resultado dos dados como coordenadas.

Dados

São usados dados de seis lados. Um dos dados representará sempre colunas e o outro linhas. Isso é determinado antes de começar o jogo, e será necessário quando regras se referirem às coodernadas dos dados.

O Mapa

O mapa do jogo é determinado a partir de uma grade 6x6. Para cada linha e coluna, 1d6 é jogado e anotado na margem. A adição de cada linha e coluna é anotada em sua respectiva área. Nesse exemplo, apenas a primeira linha e primeira coluna foram anotados, mas dá uma ideia:

6
1 7

Para as versões com mapa, são necessários dois dados visualmente distintos pra navegação, pois fracassos irão se referir a cada um como coordenadas pro mapa.

A fazer

Tem muito ainda a ser feito mas quando estiver tudo pronto, pretendo publicar aqui! Eu diria que está quase lá, mas ainda gostaria de testar bastante.

Se quiser me ajudar a testar o jogo entre em contato! Meu email está na página inicial

Em construção...

Esta página está em construção